12 dezembro 2011

Cabelos coloridos em animes

12 dezembro 2011 by Unknown · 4


Por Deusa Proença

Pessoas que não estão acostumadas à estética dos mangás e animes geralmente notam duas coisas: o tamanho dos olhos e as cores dos cabelos. Vemos preto, castanho, loiro, tons de azul, verde, rosa, cinza e branco. Por que os personagens têm cabelos tão coloridos?

As cores usadas além de caracterizar cada personagem, elas informam sobre o seu caráter. Usar a cor dos cabelos como indicador de personalidade não é nenhuma inovação. No ocidente, cabelos loiros são freqüentemente associados à luz, aos anjos e à bondade. Por outro lado, cabelos ruivos são muitas vezes usados para indicar propensão à maldade e à cólera. No caso das mulheres, diz-se que os homens preferem as loiras e casam com as morenas, mas são fascinados pelas ruivas, que têm a fama de um temperamento forte e passional
Na Antiguidade, cabelos era um símbolo de força e poder. Os longos e soltos para os homens eram considerados símbolos de liberdade e nobreza e esse significado se manteve nos mangás e animes. Os cabelos exageradamente longos de muitos personagens acentuam o seu caráter de liberdade e força, dando-lhes uma aura de movimento, leveza e misticismo. Por outro lado, personagens com cabelos curtos geralmente transmitem uma sensação de austeridade e praticidade, de alguém que se preocupa mais com suas ações que com sua aparência.

Pretos
Geralmente o protagonista, o "herói", a figura principal tem na imensa maioria das vezes os cabelos pretos ou bem escuros, provavelmente para facilitar a identificação do público (japonês) com o personagem: os cabelos negros trazem a figura principal para mais perto do mundo real e do cotidiano, acentuando o seu caráter de um ser humano comum.
Se não é o protagonista, são geralmente honestos e sinceros e possuidores de grande força física e/ou de caráter. Nas mulheres, os cabelos negros geralmente indicam firmeza de caráter e grande dedicação àqueles que amam.
Personagens: Seiya, Shiryuu e Shunrei (Cavaleiros do Zodíaco), Raye (Sailor Marte, de Sailor Moon), Shurato e Ryuuma (Shurato), Goku e Chichi (Dragonball Z), Ash e Brock (Pokemon), Hector (Samurai Troopers) ou, do lado dos "maus", Zagart e Alcion (Rayearth), Vegeta e Andróide 17 (Dragonball Z),  entre outros.

Vermelhos
Cabelos cor de fogo são geralmente ligados a uma forte personalidade feminina, pois vermelho (ou castanho avermelhado) é a cor reservada aos personagens femininos de grande força, coragem e determinação. O mais interessante é que cabelos vermelhos também são usados para transmitir a idéia de um personagem masculino dono de um corpo delicado e de uma beleza quase feminina, sendo mesmo muitas vezes confundido com mulher como é o caso de No caso de Kenshin, o próprio autor comenta que a figura real na qual Kenshin foi baseado é a de um guerreiro pequeno e delicado, que muitas vezes se passava por uma mulher.
Personagens: Lucy (Rayearth), Marin (Cavaleiros do Zodíaco), Misty (Pokemon), Molly (Monster Rancher), Kurana (Yu Yu Hakusho) e Kenshin (Rurouni Kenshin/Samurai X).

 Loiros
São também a marca de um personagem considerado belo. Muitas vezes os cabelos loiros são utilizados para acentuar nobreza,suavidade e maneiras.
Personagens: Hyouga (Cisne) dos Cavaleiros (a certa altura, Seiya diz a Hyouga que ele é o único do grupo que poderia ser um ator/galã), Leiga (Shurato), Gateau (Bakuretsu Hunter), Zoicite e Sailor Vênus Sailor Moon), Andróide 18 (Dragonball Z)  e outros.
No entanto, cabelos que se tornam loiros (geralmente acompanhados por uma mudança na cor dos olhos, que se tornam azuis ou verdes) indicam um gigantesco aumento na força de um personagem, como no caso de Karasu durante o torneio de Yu Yu Hakusho e Goku, Vegeta e Trunks quando se tranformam em Super Sayajin (Dragonball Z).


 Acinzentados
No ocidente, tais cabelos são geralmente associados a velhice e fraqueza. Nos mangás e animes o único traço em comum com essa idéia é a de que os personagens com essa cor de cabelo têm grande poder espiritual, inteligência e auto-controle, que no oriente são considerados atributos da maturidade. Tais personagens, embora extremamente poderosos,  geralmente evitam envolver-se em lutas, procuram impor-se pela sabedoria e mantêm-se calmos em quaisquer situações, o que muitas vezes tem raízes em dificuldades emocionais que os tornam frio.


Azuis
Essa cor aparece nos mais variados tons: desde o quase negro de Camus de Aquário (Cavaleiros) até o quase cinza de Marine (Rayearth), passando pelo azul profundo de Tommy (Samuray Troopers) e do azul desbotado de Bulma (Dragonball Z). Pode-se perceber que há uma certa correspondência entre o tom de azul e a força e o caráter dos personagens: quanto mais escuro, geralmente indica maior poder, força física ou agressividade; quanto mais claro e distantes indica menor força e/ou maior sensibilidade. O azul-claro é freqüentemente usado para personagens femininos, mas também aparece em personagens masculinos quando se quer acentuar seu caráter mais delicado, como em Aphrodite de Peixes (Cavaleiros do Zodíaco). 
O mesmo se aplica aos casos de cabelos verdes, como os de Shun de Andrômeda e Sheena (Cavaleiros do Zodíaco).

Cor-de-rosa
São geralmente reservados a mulheres frágeis e personagens sensíveis, menos violentos. Os diversos tons de azul, verde e rosa  geralmente aparecem em personagens mais fracos na hierarquia dos grupos ou menos importantes na trama. 

Castanhos
 Claros ou escuros se colocam em uma posição entre o vermelho e o loiro na "escala de força". Geralmente são destinados a personagens fortes, mas de comportamento moderado, como o Hyouga de Shurato. No entanto, personagens de cabelos castanhos por vezes  apresentam comportamentos extremados, ora impulsivos e passionais   ora quietos e sensíveis.
Personagens:  Nefrite e Sailor Júpiter de Sailor Moon, como Trowa em Gundam Wing e Jorge de Samurai Troopers).

Alguns tentaram deixar normal aos olhos dos ocidentais seus presonagens por faze-los na maioria com diversos tons de castanho, o que não é muito comum em animes mais antigos  Um exemplo é o Digimon I.Nele, não há nenhum personagem principal com cabelos coloridos. “O seu sucesso mundial fez dele um “anime de exportação” Ele foi criado na esteira de Pokemon e”, no qual o público ocidental se identificaria mais facilmente.

Em breve falaremos sobre cor de roupas. A pergunta que não se cala é por que o ranger vermelho é sempre o líder?Logo veremos...

4 Responses to “Cabelos coloridos em animes”

Anônimo disse...
18 de agosto de 2012 às 11:40

Essa regra de cabelos rosas ão funcionam com a Sakura,, quando dizem que são de personagens " menos violentos"

_ Ela não serve como exemplo ou então tem suas exerções!!


Anônimo disse...
24 de fevereiro de 2014 às 20:22

A questao do rosa achei que ficou furada mas todas as outras funcionou
Ex.: Yuno (Mirai Nikki)


Anônimo disse...
18 de setembro de 2014 às 00:59

Outro ex pra rosa: Lucy de Elfen Lied


Anônimo disse...
13 de julho de 2016 às 05:57

Essa regra do cabelo azul claro não se aplica a Esdeath de Akame ga Kill!!!